Riscos
Riscos
Na internet há muitos perigos, seguidamente apresentamos alguns deles:
O que é um malware?
Malware é a combinação das palavras inglesas malicious e software, ou seja, programas maliciosos. São programas feitos para diferentes propósitos: apenas infiltrar um computador, causar danos e apagar dados, roubar informações, divulgar serviços...
Os malwares dividem-se em:
Vírus, worms, trojans, rootkits, spywares, adwares:
O que é um worm?
Um Worm é um programa semelhante aos vírus, com a diferença de este ser auto-replicante, ou seja, ele cria cópias funcionais de si mesmo e infecta outros computadores. Tal infecção pode ocorrer através de conexões de rede locais, Internet ou anexos de emails.
O que é um trojan?
O Cavalo de Tróia ou Trojan Horse é um tipo programa malicioso que podem entrar em um computador disfarçados como um programa comum . Ele serve para possibilitar a abertura de uma porta de forma que usuários mal intencionados possam invadir seu PC.
O que é um vírus?
Não é à toa que a palavra vírus é a que mais circula quando o assunto é perigos de computador. Afinal, os vírus são os programas mais utilizados para causar danos, roubar informações, etc.
Vírus são típicos de arquivos anexos de emails. Isso acontece porque quase sempre é necessário que um vírus seja acionado através de uma ação do usuário.
O que é um rootkit?
Os rootkits englobam alguns dos mais escabrosos malwares já conhecidos. Isso porque estes programas miram simplesmente o controle de um sistema operacional sem o consentimento do usuário e sem serem detectados.
O que é um Spyware?
Spy, em inglês, significa espião, e foi com essa característica que os spywares surgiram. Porém, com o tempo, os spywares também foram utilizados para roubo de informações pessoais (como logins e senhas).
O que é um Adware?
O adware geralmente não prejudica seu computador, mas te enche o saco, com certeza. Adwares são programas que exibem, executam ou baixam anúncios e propagandas automaticamente sem que o usuário possa interferir.
O que é um keylogger?
Keyloggers, que pode ser traduzido como registrador de teclado, são programas que capturam tudo o que é digitado em um computador.
Estes programas podem ser usado tanto para fins legais quanto para ilícitos, o que passa a ser uma constante ameaça a quem us
a internet e esta exposto a fraudes virtuais.
O que é o phishing?
Na área da informática, o termo phishing (oriundo do inglês fishing, ou seja, pescaria) se refere a uma forma de captação de dados de forma fraudulenta. Estes dados podem ser números de cartão de créditos e de contas bancárias, senhas, contas na internet e etc. Phishing consiste, basicamente, no acto de uma pessoa se fazer passar por outra pessoa ou por uma empresa, solicitando informações confidenciais.